O nariz é uma característica central do rosto, por isso, a rinoplastia, ou cirurgia de nariz, é uma das cirurgias estéticas mais transformadoras, projetada para ajustar e aprimorar o tamanho, a forma ou as proporções do nariz. O objetivo da rinoplastia é criar uma aparência harmoniosa com o restante do rosto, proporcionando resultados esteticamente agradáveis e naturais.

Como é feita a rinoplastia?
Durante a rinoplastia, são feitas incisões discretas dentro das narinas (rinoplastia fechada) ou uma pequena incisão na columela (a fina faixa de tecido que separa as narinas, na rinoplastia aberta). A partir daí, o nariz pode ser remodelado, reduzindo ou aumentando seu tamanho, alterando o formato da ponta ou corrigindo imperfeições.
No pós-operatório da rinoplastia, o tempo de recuperação irá variar de pessoa para pessoa, mas a maioria dos pacientes pode retomar atividades normais após algumas semanas, embora a aparência final do nariz possa continuar melhorando ao longo de meses.

Para quem é indicada a rinoplastia
As queixas sobre o formato do nariz são as mais diversas, e a rinoplastia é indicada para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com a aparência do próprio nariz. Deve ser realizada, idealmente, a partir dos 16 anos, quando as estruturas nasais já estão completamente formadas, e não há limite máximo de idade, desde que o paciente esteja bem de saúde.
A rinoplastia pode ser realizada para corrigir imperfeições estéticas no nariz, como uma ponta nasal bulbosa, um dorso nasal proeminente, nariz largo ou desproporcionado em relação ao restante do rosto, assimetria nasal ou irregularidades após lesões. Também pode ser realizada em conjunto a septoplastia para corrigir problemas funcionais.
Compreendemos que cada rosto é único, e a decisão de fazer uma rinoplastia deve ser tomada com base em uma compreensão completa dos objetivos do paciente e das possibilidades da cirurgia. Se você está considerando a rinoplastia para aprimorar sua aparência, entre em contato para agendar sua consulta.